Videowall U.Porto

A partir de maio de 2016 fui incumbido, pela Pró-Reitoria para o Gabinete do Reitor, da implementação do projeto de instalação e gestão de conteúdos do novo e único Videowall da U.Porto. Trata-se de um projeto de comunicação interna da U.Porto, e em especial da Reitoria da U.Porto, com vista a revolucionar o método de comunicação com o público frequentador do espaço: funcionários da U.Porto, turistas, visitantes em geral.

Após um longo período de trabalho colaborativo com uma das empresas (EDIGMA) mais avançadas na área de digital signage, experiências digitais e soluções touchscreen, foi possível disponibilizar este Videowall.

A flexibilidade e adaptação dos conteúdos (através de agendamentos, seleção criteriosa dos conteúdos e adequação aos eventos que decorrem no espaço) e o seu potencial multimédia (com a disponibilização de vídeos, animações e outras imagens) criam condições para efetuar um trabalho de comunicação eficaz. A estruturação de conteúdos em língua inglesa (aproveitando a forte atratividade turística do Edifício da Reitoria da U.Porto) é também um dos pontos essenciais na criação de conteúdos para este equipamento.

Videowall da Reitoria da U.Porto

A posição estratégica deste equipamento, no edifício da Reitoria da U.Porto, torna-o uma peça essencial na estratégia de comunicação interna da Universidade.

Mas este equipamento é, também, um serviço disponibilizado a toda a comunidade académica da U.Porto. E, em virtude disso, foi criado um Regulamento de Utilização específico que pretende, dessa forma, estruturar essa utilização.

Pelas suas características, este equipamento posiciona-se também como um local privilegiado de inovação de conteúdos multimédia. A sua particular dimensão (com um formato vertical, semelhante aos ecrãs dos smartphones) ou a sua capacidade técnica (ex: permitindo transmitir vídeos em formato 4k de alta resolução) criam condições para a experimentação de novos e modernos conteúdos audiovisuais digitais.