Receção ao Estudante 2014

Em setembro de 2014 tive a oportunidade de sensibilizar a instituição (aproveitando o seu evento anual de receção aos novos estudantes) para efetuar o lançamento da sua presença na plataforma Instagram, marcando claramente uma nova abordagem estratégica de comunicação em social media.

Nova abordagem essa que permitiu chegar a um tipo de público diferente, a um posicionamento tecnológico diferente (dispositivos móveis) e a uma linguagem necessariamente diferente. O sucesso desta estratégia, iniciada em 2014, levou a uma repetição da abordagem no ano 2015, durante o mesmo evento da Universidade.

A disseminação de um produto intangível, como a Educação, exige um foco na construção de uma comunidade que gira em torno de uma experiência ou de um interesse comum. Seja esse foco na vida do campus, nas notícias da Universidade, nas suas conquistas ou simplesmente nos conteúdos criados pelos vários participantes irá ser possível partilhar aquilo que torna única uma determinada instituição. Por vezes não interessa muito como é contada a história mas sim que a história está a ser contada. As plataformas de maior pendor visual podem ser extremamente eficazes para inspirar ou motivar os atuais e os futuros estudantes. O Instagram já provou o seu valor nesta perspetiva.

IMPACTO DESTA CAMPANHA:

  • Foi a primeira iniciativa institucional da U.Porto de presença nesta importante plataforma.
  • Tornou a U.Porto a 1ª Universidade portuguesa a marcar a sua presença na plataforma Instagram.
  • Após o sucesso verificado com este projeto, algumas Faculdade da U.Porto iniciaram as suas próprias iniciativas de presença nesta plataforma. A Faculdade de Arquitetura a partir de janeiro de 2015, a Faculdade de Desporto a partir de março de 2015 e também a Faculdade de Engenharia a partir de março de 2015.
  • Após o sucesso demonstrado durante todo o ano de 2014 foi repetida, em 2015, a estratégia de criação de campanha na plataforma durante o evento de receção aos estudantes da Universidade.

IMPLEMENTAÇÃO:

Através da disseminação nas várias plataformas de social media da U.Porto (Facebook + Linkedin + Twitter) existentes na altura, foi possível dinamizar esta campanha. A imagem desenvolvida para esta campanha foi também projetada, de forma recorrente, no ecrã gigante existente no interior do Palácio de Cristal (local onde decorreu este evento.)

instagram uporto

A imagem disseminada em toda a campanha procurou aproximar-se de um tipo de público jovem, facto que caracteriza a audiência típica desta plataforma.