Smart SMS U.Porto ALUMNI Digital

A partir de outubro de 2016, tive a oportunidade de criar e estruturar uma das campanhas digitais mais interessantes que decorreram na Rede Digital ALUMNI U.Porto. Trata-se de uma campanha que intitulei (para melhor percepção interna e organizativa da administração) de campanha “Smart SMS U.Porto ALUMNI Digital“.

Esta campanha pretende enriquecer qualitativamente a base de dados de antigos estudantes da U.Porto. O público-alvo desta campanha são cerca de 20.000 antigos estudantes existentes na base de dados ALUMNI U.Porto que: não têm morada de e-mail e ainda não atualizaram os seus dados no Portal de Acesso ALUMNI U.Porto.

A campanha consiste no envio de uma Smart SMS (este vídeo de 1 minuto explica o que é uma Smart SMS), todos os meses, para cerca de 2.000 antigos estudantes. Esta campanha desenrolou-se por 10 meses, cobrindo todos aqueles 20.000 antigos estudantes identificados anteriormente. Desta forma utilizamos a quota máxima mensal de envio de 2.000 SMS’s permitida pela nossa plataforma E-GOI (integrada com o CRM ALUMNI U.Porto), utilizando esta mensagem:

sms

Este ciclo de atualização inteligente dos contactos, permite que cada grupo de 2.000 antigos estudantes que são convidados (via Smart SMS) para aderirem à Rede Digital ALUMNI U.Porto, só voltariam a ser incomodados pela Universidade dali a 11 meses, caso não tenham aderido. Para além disso, com a fórmula implementada, estamos sempre a enviar para os antigos estudantes mais jovens, desta listagem de 20.000 contactos.

Trata-se de uma abordagem de marketing digital muito cuidada e pouco intrusiva, sempre com uma perspetiva de médio/longo prazo na obtenção de resultados. Trata-se de um mecanismo fundamental para alcançar um dos maiores desafios existentes na gestão de uma base de dados: a qualidade da informação existente sobre cada um dos contactos, com destaque para a obtenção voluntária da respetiva morada de e-mail.

 

Anúncios