Youtube U.Porto

(Clique na imagem para ver informação pormenorizada.)

A partir de setembro de 2014 tive a oportunidade de criar e estruturar o primeiro canal Youtube da U.Porto. A U.Porto, até esse momento, não tinha uma presença institucional nesta plataforma. Uma presença estruturada e sustentada nesta importante plataforma de conteúdos e de forte relação com a tecnologia Google é absolutamente fundamental.
Aliada a esta criação, implementou-se uma estratégia de disponibilização de conteúdos sustentada através de:

  • Produção audiovisual própria (estabelecendo uma colaboração com a TVU).
  • Disponibilização de conteúdos audiovisuais mediáticos (integrando conteúdos da assessoria de imprensa, baseados na presença televisiva da U.Porto).

Foi possível assim construir uma estratégia de sucesso nesta plataforma que tem apresentado resultados muito positivos e, acima de tudo, uma linha de crescimento que tem permitido à U.Porto alcançar posições cimeiras nesta plataforma.

A sustentabilidade na produção e disponibilização de conteúdos, as técnicas aplicadas e conhecimento das boas práticas, tem permitido um crescimento natural dos subscritores deste canal.

 Comparação com outras instituições semelhantes

Uma das melhores formas de percebermos se a presença da U.Porto na plataforma Youtube é relevante, passa por analisarmos outras instituições que também marcam presença nesta plataforma. Devido à estratégia implementada, rapidamente a U.Porto alcançou uma posição destacada, num espaço de tempo relativamente curto:

  1. Universidade de Coimbra (criado em dezembro 2010) – 1.856 seguidores
  2. Universidade do Porto (criado em setembro 2014) – 1.003 seguidores
  3. FCSH Nova (criado em abril 2010) – 513 seguidores
  4. Universidade do Algarve (criado em novembro 2011) – 499 seguidores
  5. Universidade de Lisboa (criado em julho 2013) – 425 seguidores
  6. Nova SBE (criado em agosto 2012) – 273 seguidores
  7. Universidade de Aveiro (criado em março 2014) – 176 seguidores