Rede Digital ALUMNI U.Porto

A partir de setembro de 2014 tive a oportunidade de iniciar uma estreita colaboração com o então recém-criado Gabinete ALUMNI da U.Porto. Este Gabinete de apoio aos antigos estudantes foi criado com 2 pessoas. Perante a escassez de recursos humanos deste Gabinete e a necessidade de colmatar algumas competências técnicas e de gestão de projeto, a Pró-Reitoria para o Gabinete do Reitor, incluindo Relações com Empresas, Inovação e Empreendedorismo (que tutela este Gabinete) solicitou o meu apoio e contributo na idealização e operacionalização da componente de comunicação digital deste gabinete da Universidade e preparando um ambicioso investimento de um projeto tecnológico para um novo paradigma no relacionamento da Universidade com os seus ALUMNI. Este novo paradigma de comunicação digital que implementei na U.Porto, e que rapidamente começou a ser reconhecido externamente, assenta em três grandes pilares:

O Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, teve a oportunidade de enquadrar toda esta atividade no quadro geral do desenvolvimento da área ALUMNI da U.Porto. Declarações efetuadas durante a Cerimónia do Dia da U.Porto 2015, no dia 25 de março de 2015:

Em 2017, o Gabinete ALUMNI já contava com 5 pessoas no seu quadro. Apesar desse aumento de recursos humanos, as competências técnicas e organizativas destes três pilares estratégicos deste Gabinete continuam a ser asseguradas por mim.

Estratégia Integrada e Operacionalização:

Em junho de 2015, tive também a oportunidade de apresentar este projeto integrado de comunicação digital a todos os representantes das várias faculdades da U.Porto. Uma reunião convocada e liderada pelo Pró-Reitor Carlos Brito (Pró-Reitoria para o Gabinete do Reitor, incluindo Relações com Empresas, Inovação e Empreendedorismo), que tutela a área dos Antigos Estudantes nesta Universidade. Clique na imagem para ver a apresentação “Rede ALUMNI U.Porto“.

rede_alumni

No final do ano de 2015, em reunião geral de apresentação de resultados, tive a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido em tão curto espaço de tempo. Ao fim de um ano e meio de trabalho foi possível mostrar os seguintes desenvolvimentos na estruturação da Comunicação Digital da Rede ALUMNI U.Porto:

apresentacao2

Apresentação realizada junto das chefias departamentais da Reitoria da U.Porto, colegas de serviço e Pró-Reitor da U.Porto.

Investimento:

Este projeto digital, que tive a oportunidade de propor e implementar a partir de 2014, foi acompanhado de um investimento financeiro muito significativo e que comporta uma responsabilidade pessoal acrescida na sua gestão. Depois do típico forte investimento financeiro inicial (2014-2015) na criação e estruturação das plataformas digitais (com especial destaque para o investimento no CRM ALUMNI U.Porto) procedeu-se a uma normalização do esforço financeiro (a partir de 2016), permitindo assegurar um nível de serviço de qualidade e um continuado investimento no melhoramento e optimização dessas plataformas.

Reconhecimento:

Um ano depois do início da minha participação na estruturação deste rede digital ALUMNI da U.Porto, o jornal Público publicou um grande artigo de destaque que mostra os primeiros resultados deste trabalho. Neste artigo, é possível verificar a importância e o peso que a comunicação e a estruturação desta rede digital tem em toda a política de relacionamento com os antigos estudantes da U.Porto:

Estratégia ALUMNI U.Porto jornal Público

Grande artigo do jornal Público que mostra o trabalho desenvolvido na U.Porto relativamente à política de relacionamento com os seus ALUMNI, em apenas um ano. Neste artigo é possível verificar a importância que a comunicação e a estruturação da rede digital tem neste complexo trabalho, representando as grandes componentes de desenvolvimento desta política.

No início de 2017, a Pró-Reitoria da U.Porto para os Antigos Estudantes procurou desenvolver um folheto informativo que reunisse uma infografia representativa de todo o trabalho desenvolvido na área ALUMNI da U.Porto deste 2014. Nesse desenvolvimento, percebeu-se que a grande maioria do trabalho desenvolvido relativamente à política de relacionamento alumni foi aquela que tive a oportunidade de estruturar e desenvolver: a componente digital e o trabalho da área de comunicação. Essa infografia (ou qualquer outra) nunca foram finalizadas e disseminadas. No que foi desenvolvido ficou clara a perceção de que a componente digital e a comunicação eram as áreas dominantes:

No esforço de representar temporalmente todo o trabalho desenvolvido na área dos Antigos Estudantes da U.Porto, desde 2014, foi notório o grande domínio dos projetos digitais e atividades de comunicação digital que tive a oportunidade de estruturar.

 

Na tentativa de representar os grandes números que ilustraram o trabalho desenvolvido na área alumni U.Porto, desde 2014, o domínio da área digital é flagrante.

 

 

 

 

Anúncios