Rede Digital ALUMNI U.Porto

A partir de setembro de 2014 tive a oportunidade de iniciar uma estreita colaboração com o então recém-criado Gabinete ALUMNI da U.Porto. Este Gabinete de apoio aos antigos estudantes foi criado com 2 pessoas. Perante a escassez de recursos humanos deste Gabinete e a necessidade de colmatar algumas competências técnicas e de gestão de projeto, a Pró-Reitoria para o Gabinete do Reitor, incluindo Relações com Empresas, Inovação e Empreendedorismo (que tutela este Gabinete) solicitou o meu apoio e contributo na idealização e operacionalização da componente de comunicação digital deste gabinete da Universidade e preparando um ambicioso investimento de um projeto tecnológico para um novo paradigma no relacionamento da Universidade com os seus ALUMNI. Este novo paradigma de comunicação digital que implementei na U.Porto, que rapidamente começou a ser reconhecido externamente e que apresenta resultados absolutamente marcantes, assenta em três grandes pilares:

O Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, teve a oportunidade de enquadrar toda esta atividade no quadro geral do desenvolvimento da área ALUMNI da U.Porto. Declarações efetuadas durante a Cerimónia do Dia da U.Porto 2015, no dia 25 de março de 2015:

Em 2017, o Gabinete ALUMNI já contava com 5 pessoas no seu quadro. Apesar desse aumento de recursos humanos, as competências técnicas e organizativas destes três pilares estratégicos deste Gabinete continuam a ser asseguradas por mim.

Estratégia Integrada e Operacionalização:

Em junho de 2015, tive também a oportunidade de apresentar este projeto integrado de comunicação digital a todos os representantes das várias faculdades da U.Porto. Uma reunião convocada e liderada pelo Pró-Reitor Carlos Brito (Pró-Reitoria para o Gabinete do Reitor, incluindo Relações com Empresas, Inovação e Empreendedorismo), que tutela a área dos Antigos Estudantes nesta Universidade. Clique na imagem para ver a apresentação “Rede ALUMNI U.Porto“.

rede_alumni

No final do ano de 2015, em reunião geral de apresentação de resultados, tive a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido em tão curto espaço de tempo. Ao fim de um ano e meio de trabalho foi possível mostrar os seguintes desenvolvimentos na estruturação da Comunicação Digital da Rede ALUMNI U.Porto:

apresentacao2

Apresentação realizada junto das chefias departamentais da Reitoria da U.Porto, colegas de serviço e Pró-Reitor da U.Porto.

Investimento:

Este projeto digital, que tive a oportunidade de propor e implementar a partir de 2014, foi acompanhado de um investimento financeiro muito significativo e que comporta uma responsabilidade pessoal acrescida na sua gestão. Depois do típico forte investimento financeiro inicial (2014-2015) na criação e estruturação das plataformas digitais (com especial destaque para o investimento no CRM ALUMNI U.Porto) procedeu-se a uma normalização do esforço financeiro (a partir de 2016), permitindo assegurar um nível de serviço de qualidade e um continuado investimento no melhoramento e optimização dessas plataformas.

Reconhecimento:

Um ano depois do início da minha participação na estruturação deste rede digital ALUMNI da U.Porto, o jornal Público publicou um grande artigo de destaque que mostra os primeiros resultados deste trabalho. Neste artigo, é possível verificar a importância e o peso que a comunicação e a estruturação desta rede digital tem em toda a política de relacionamento com os antigos estudantes da U.Porto:

Estratégia ALUMNI U.Porto jornal Público

Grande artigo do jornal Público que mostra o trabalho desenvolvido na U.Porto relativamente à política de relacionamento com os seus ALUMNI, em apenas um ano. Neste artigo é possível verificar a importância que a comunicação e a estruturação da rede digital tem neste complexo trabalho, representando as grandes componentes de desenvolvimento desta política.

Resultados

No início de 2017, a Pró-Reitoria da U.Porto para os Antigos Estudantes procurou desenvolver um folheto informativo que reunisse uma infografia representativa de todo o trabalho desenvolvido na área ALUMNI da U.Porto deste 2014. Nesse desenvolvimento, começou logo a perceber-se que a grande maioria do trabalho desenvolvido relativamente à política de relacionamento alumni foi aquela que tive a oportunidade de estruturar e desenvolver: a componente digital e o trabalho da área de comunicação. Essa infografia (ou qualquer outra) nunca foram finalizadas e disseminadas por uma opção de gestão. No que foi desenvolvido ficou clara a perceção de que a componente digital e a comunicação eram as áreas dominantes:

No esforço de representar temporalmente todo o trabalho desenvolvido na área dos Antigos Estudantes da U.Porto, desde 2014, foi notório o domínio total dos projetos digitais e atividades de comunicação digital que tive a oportunidade de estruturar.

 

Na tentativa de representar os grandes números que ilustraram o trabalho desenvolvido na área alumni U.Porto, desde 2014, o domínio da área digital é flagrante.

E a verdade é que através destas tentativas de compilação de informação é possível logo verificar que a componente de estruturação digital que tive a oportunidade de desenhar, desenvolver, orientar e operacionalizar constitui a grande maioria do trabalho desenvolvido na U.Porto na área dos antigos estudantes. De facto, são vários os resultados imediatamente mensuráveis que tive o orgulho de obter neste complexo trabalho. Para além dos que já são possíveis de verificar nestas infografias, destaco também:

Anúncios