Portal Alumni U.Porto

Desde setembro de 2014, no âmbito da minha participação na equipa ALUMNI da U.Porto (enquanto elemento da área da Comunicação e Imagem) tive a oportunidade de desenvolver e implementar o conceito do Portal ALUMNI U.Porto. Este trabalho foi desenvolvido de uma forma integrada com o trabalho de desenvolvimento do novo paradigma de relacionamento com a comunidade ALUMNI: a implementação de um sistema de Costumer Relationship Management (CRM).

O trabalho de desenvolvimento deste Portal procurou seguir os melhores exemplos de relacionamentos das Universidades internacionais com as suas comunidades ALUMNI e as melhoras técnicas de comunicação externa utilizadas por estas instituições. E, fruto deste trabalho estruturado e de uma constante integração na restante rede digital ALUMNI U.Porto, foi possível desenvolver um trabalho de crescimento sustentado do impacto deste Portal na comunidade de antigos estudantes da U.Porto.

Este Portal, apesar da sua total autonomia técnica e de conteúdos pretende ser corretamente integrado na imagem geral da U.Porto e sobretudo nas plataformas de comunicação digital da U.Porto. Este projeto pretende ser um bom exemplo de desenvolvimento de sub-sites/portais da U.Porto que sigam uma linha coerente na área da imagem/estética. A implementação do projeto decorreu durante o ano de 2015 tendo sido inaugurado oficialmente no dia 9 de julho de 2015. A inauguração oficial do novo Portal ALUMNI da U.Porto decorreu durante a I Networking Session ALUMNI U.Porto, constituindo-se como um dos momentos principais da nova política de gestão de relações com os antigos estudantes da U.Porto. A partir deste momento, o desafio diário passa pela adequada gestão dos conteúdos deste Portal e uma correta integração com a Rede Digital ALUMNI da U.Porto.

estudo_homepage estudo_previo

(Pode consultar aqui o principal planeamento realizado neste projeto: Estudo Prévio & Estruturação de Conteúdos e o Estudo da Homepage.)

Um ano após o início do processo de planeamento e desenvolvimento, o projeto foi disponibilizado a toda a comunidade:

portal_alumni_lancamento

Crescimento sustentado

Este Portal ALUMNI representa já uma plataforma marcante na área dos antigos estudantes da U.Porto com uma audiência média anual de 20.000 visualizações. O meu trabalho constante de atualização e estruturada disseminação dos seus conteúdos na restante rede digital ALUMNI U.Porto permitiu obter um sucesso marcante e, acima de tudo, sustentável. Procurei sempre realizar esta disseminação de forma agregada às melhores técnicas de comunicação e marketing digital, permitindo assim a consolidação da sua audiência e de uma sub-marca da U.Porto: o Portal ALUMNI U.Porto.

A audiência sustentada do Portal ALUMNI U.Porto é muito significativa e revela uma produção de conteúdos adequada ao público em questão. Isto resulta também de um trabalho estruturado de integração na rede digital ALUMNI U.Porto. * Dados de 2017 compilados apenas até setembro. Fonte: Serviço PIWIK da Unidade de Administração de Sistemas do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação dos Serviços Partilhados da U.Porto.

Apesar da existência de picos momentâneos de consulta ao Portal ALUMNI U.Porto (fruto de determinadas campanhas ou eventos específicos), na realidade a estabilização sustentada da audiência é um facto adquirido. Isto resulta de um trabalho estruturado de integração na rede digital ALUMNI U.Porto. Fonte: Serviço PIWIK da Unidade de Administração de Sistemas do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação dos Serviços Partilhados da U.Porto.

Anúncios