Social Media U.Porto

A partir de setembro de 2014 tive a oportunidade de implementar um projeto de diversificação e dinamização da presença da U.Porto nos ambientes de social media. Até este momento a U.Porto geria a sua presença, em social media, apenas através de duas plataformas: Facebook e Twitter. Inclusivamente, a presença na plataforma Twitter remetia-se a pontuais mecanismos de automatização, sem uma verdadeira gestão diária. Rapidamente a minha estratégia, bem como o planeamento e operacionalização implementados foram reconhecidos externamente.

Assim, a partir de setembro de 2014 dei início ao processo de participação e gestão da presença da U.Porto nas seguintes plataformas de social media:

Este trabalho de diversificação dos ambientes de social media, tem permitido à U.Porto reduzir a dependência de apenas uma plataforma de social media (Facebook), marcar presença nas plataformas onde se encontram os seus públicos-alvo, diversificar o tipo de conteúdos digitais produzidos, dotar a Universidade de um pólo robusto de consultoria na organização e gestão da presença da U.Porto nas plataformas de social media ou mesmo traçar um conjunto de estratégias para colocar a Universidade na liderança destas plataformas.

As redes sociais da U.Porto, sob minha responsabilidade, já representam mais de 50% da audiência de social media desta Universidade, com cerca de 140.000 seguidores. (Última atualização: fevereiro 2017)

Reconhecimento

No final do ano de 2015, a revista Marketeer disponibilizou um artigo que demonstra a liderança destacada da U.Porto em todas as redes sociais analisadas por esta empresa. Este estudo vem reforçar os resultados demonstrados, reconhecendo de algum modo o trabalho diário de monitorização, helpdesk, aplicação de boas práticas, análise de KPI’s e acompanhamento do estado da arte destas tecnologias e dos conteúdos mais adequados:

Marketeer.jpg

Mas neste estudo fica também muito claro o trabalho de inovação e irreverência que, todos os dias, se pretende implementar. Estes aspetos estão patentes, por exemplo, na presença da U.Porto na rede Instagram, onde é líder nacional muito destacada e constitui uma experiência inovadora e irreverente em Portugal.

Planeamento e Implementação

A implementação da estratégia de social media da U.Porto que eu defini é igualmente operacionalizada de forma estruturada. No calendário abaixo seguem as ações diárias que correspondem a essa operacionalização: