Google+ U.Porto

A partir de setembro de 2014 dei início ao processo de criação e gestão da presença da U.Porto na plataforma Google+.
Integrado num trabalho mais alargado de diversificação da presença da U.Porto nas redes sociais (nomeadamente com as plataformas Youtube, Linkedin, Instagram e Twitter), esta presença constitui-se como uma ferramenta de marketing digital essencial, uma vez que se trata de uma excelente plataforma de Social Media Optimization (SMO)e Social Engine Marketing (SEM). Este trabalho traduz-se num melhor rankeamento e, consequentemente, em mais visitas para os sites da U.Porto.
É sabido que os conteúdos do Google+ podem ser indexados pelo motor de busca do Google e que as suas publicações têm um grande impacto nos seus resultados de pesquisa, por isso é essencial uma presença efectiva no Google+ de modo a obter as maiores vantagens possíveis no trabalho de Search Engine Optimization (SEO).

O principal instrumento de medição desta ferramenta é o seu número de visualizações. A presença da U.Porto nesta plataforma aumentou de forma considerável a sua audiência no final do ano de 2014.

O crescimento de seguidores da U.Porto nesta rede social tem decorrido de forma alinhada com o próprio sucesso da plataforma.

Comparação com outras instituições semelhantes

Uma das melhores formas de percebermos se a presença da U.Porto na plataforma Google+ é relevante, passa por analisarmos outras instituições que também marcam presença nesta plataforma. Eis as instituições de ensino superior portuguesas que também marcam uma presença relevante nesta plataforma:

Indefinição futura da Google

É sabido que o percurso desta plataforma digital, desenvolvido pela Google, tem sofrido de alguma instabilidade. Durante o ano de 2015 essa instabilidade tem sido muito visível e existe uma clara indefinição sobre o futuro desta plataforma. A estratégia da Universidade do Porto, implementada por mim, passa por continuar a marcar presença nesta plataforma, de forma a que num futuro rejuvenescimento desta plataforma esta Universidade possa tirar o melhor partido possível da sua presença nesta rede social.