Instagram U.Porto

A partir de setembro de 2014 tive a oportunidade de dar início ao processo de participação da U.Porto na plataforma Instagram, e respetiva gestão. Em apenas três meses, a U.Porto posicionou-se no top 45 mundial das instituições de ensino superior com a melhor presença no Instagram, segundo os dados da empresa Iconosquare. Posição que se manteve até ao fim do ano de 2015.  No início do ano de 2016, manteve-se no TOP 50 mundial. Trata-se de um resultado extraordinário. que consolida claramente a aposta  nesta plataforma de maior pendor visual e maior posicionamento mobile. É também o reconhecimento da minha estratégia de utilização em que  a integração digital e a inovação constante é fundamental.

É sabido que uma mesma publicação no Instagram tem muito mais interações (likes e comentários) do que a mesma publicação no Facebook. Isto para um número de seguidores da página do Facebook, várias vezes superior ao número de seguidores no Instagram.  Esse comportamento tem igualmente decorrido na presença da U.Porto na plataforma Instagram.

ranking

O trabalho diário na gestão de social media nesta plataforma permitiu posicionar a U.Porto no top 45 mundial das instituições de ensino superior com a melhor presença no Instagram, de acordo com a empresa Iconosquare, durante 1 ano e meio. No início de 2016, manteve a 50ª posição neste ranking.

Estratégia:

A aplicação de algumas técnicas e boas práticas na utilização desta plataforma é fundamental para conseguir um desempenho de sucesso. Eis alguns exemplos que tenho aplicado:

– Apostar no UGC (User Generated Content);
– Aplicar a regra de apenas dedicar 20% do conteúdo à marca U.Porto (Social Media não é um meio unidireccional e não pode ser utilizado como um anúncio de TV);
– Apostar na qualidade e diferenciação da fotografia;
– Utilizar a plataforma em Campanhas Digitais Integradas.
– Utilizar adequadamente conteúdos de vídeo (exemplo 1; exemplo 2.);
– Utilizar adequadamente a funcionalidade de transmissões em direto (Instagram Live).
– Utilizar adequadamente a funcionalidade Instagram Stories.
– Criar e fomentar a hashtag #uporto.

Inovação constante:

A inovação constante é uma característica inerente à minha gestão da presença desta plataforma. Por isso, a U.Porto foi a primeira Universidade portuguesa a adoptar a versão profissional desta plataforma, foi a primeira a produzir conteúdos adaptados para Instagram Stories. e a primeira a realizar transmissões em direto (Instagram Live).

Versão profissional:

A partir de 2016 tive a oportunidade de adaptar a presença da U.Porto nesta importante plataforma, para o perfil corporativo, permitindo assim aumentar o grau de profissionalização da sua posição e diferenciar-se das suas principais congéneres nacionais:

instagram uporto universidade do porto

instagram universidade do portoinstagram universidade do minhoinstagram universidade do porto

INstagram STORIES:

Tive a oportunidade de posicionar a U.Porto como a primeira universidade portuguesa a produzir conteúdos através da funcionalidade Stories, alcançando resultados formidáveis:

A “1ª história“, baseada em 4 fotografias, foi criada no dia 8 de setembro de 2016 alcançado um total de 13.580 visualizações (3860+3391+3213+3116):

instagram samuel martinsinstagram_story2 instagram_story3 instagram samuel martins

instagram universidade do porto samuel martins instagram universidade do porto samuel martins instagram universidade do porto samuel martins instagram universidade do porto samuel martins

O impacto desta funcionalidade junto da comunidade Instagram é muito significativo, pois obtém um destaque visual permanente nos perfis de Instagram dos seguidores:

instagram Universidade do porto samuel martins

Visão do seguidor do perfil da U.Porto.

instagram Universidade do porto samuel martins

Visão do produtor do conteúdo.

Instagram Stories (outro exemplo)

Outro exemplo de Instagram Story, desta vez construída com conteúdos de vídeo decorreu durante uma receção a estudantes estrangeiros, alcançando igualmente resultados assinaláveis:

Esta “história“, baseada em 5 vídeos, foi criada no dia 23 de setembro de 2016 alcançado um total de 13.843 visualizações (3402+2781+2515+2593+2552):

instagram_samuel_martins instagram_samuel_martins7 instagram_samuel_martins8 instagram_samuel_martins9 instagram_samuel_martins10

instagram_samuel_martinsinstagram_samuel_martinsinstagram_samuel_martinsinstagram_samuel_martinsinstagram_samuel_martins

Transmissões em directo (Instagram Live)

Tive também a oportunidade de posicionar a U.Porto como a primeira universidade portuguesa a produzir conteúdos através da funcionalidade de transmissão em direto. Eis um exemplo, durante uma atividade na Reitoria da U.Porto:

 

Utilização em Campanhas Digitais Integradas na U.Porto

Desde o início do lançamento da presença da U.Porto nesta plataforma, tive sempre a preocupação de integrar os seus conteúdos, sempre que possível, nas várias campanhas digitais integradas também desenvolvidas por mim. Aqui ficam alguns desses exemplos:

#uporto

Foi com a entrada da U.Porto no Instagram que se iniciou o processo de sensibilização interna para a importância da dinamização da hashtag #uporto. A Universidade do Porto, até aqui, dinamizava a sua presença em social media com a hashtag #up, sem qualquer preocupação estatística ou de medição de resultados. Esta hashtag #up (para além de não corresponder ao novo branding que tinha sido desenvolvido na Universidade há vários anos: o diminutivo U.Porto) é uma hashtag muito generalizada mundialmente e não permite desenvolver um trabalho profissional de análise de conteúdos ou estatísticas.

Com a imposição desta hashtag, através da presença profissional da U.Porto no Instagram, a hashtag começou a ter uma notoriedade muito importante em toda a comunidade da Universidade e passou a ser a hashtag privilegiada da Universidade e só contém conteúdos associados à instituição. Desta forma, conseguimos medir de uma forma mais profissional os conteúdos produzidos (UGC) pela comunidade. Em 2017, esta hashtag tinha (só no Instagram) mais de 5.000 conteúdos fotográficos produzidos e exclusivos desta comunidade: