Linkedin U.Porto

A partir de setembro de 2014 tive a oportunidade de assumir a gestão da presença da U.Porto nesta importante rede social. A gestão desta rede social divide-se em duas grandes componentes:

  • A gestão diária, aplicando as melhores práticas de utilização desta plataforma.
  • A gestão de médio/longo prazo, integrando e alargando ao trabalho realizado na Rede Digital ALUMNI U.Porto.

A presença atual da U.Porto nesta plataforma, que está sob a minha responsabilidade, é muito significativa e com características muito diferenciadas:

disseminar, inovar e liderar:

O objetivo institucional da U.Porto é obter a liderança nesta plataforma. Para isso, participei também no processo de preparação de formação intensiva de recursos humanos da U.Porto sobre a utilização desta plataforma, nomeadamente no auxílio e estruturação de um programa da autoria de Pedro Caramez. Este trabalho permitiu, inclusivamente, a criação de novas Páginas Universitárias relativas a Faculdades da U.Porto:

Tem sido crescente a importância que esta plataforma Linkedin assume junto do público universitário. Por isso, é absolutamente crucial que a U.Porto desempenhe um trabalho estruturado e consistente na gestão da sua presença nesta plataforma. Esse trabalho passa também pelas atividades de consultoria e formação prestadas por mim junto da comunidade académica da U.Porto. Alguns exemplos disso mesmo são as sessões que eu realizei desde o início deste desafio:

formacao_linkedin

A sessão FCUP Job Talks realizada no dia 17 de junho de 2015 e intitulada “Workshop – Linkedin na procura de emprego: como construir o meu perfil no Linkedin.

Outro exemplo foi a sessão “Linkedin U.Porto: a tua carreira começa aqui!” realizada no âmbito do evento “(RE)CRIA O TEU CV/ PORTFÓLIO”, organizado pelo Gabinete de Apoio ao Estudante e Empregabilidade (GAEE) da U.Porto, que decorreu no dia 21 de abril de 2016 no E-Learning Café, do Pólo da Asprela. Este evento, criado a pensar exclusivamente nos estudantes e recém-formados e na sua integração profissional contou com um painel de atividades e oradores diversos, onde estive incluído:

formacao_elearning_cafe_samuel_martins

Em 23 de fevereiro de 2017 voltei a ser convidado pelo Gabinete de Empregabilidade da U.Porto para o 1.º ciclo de Workshops Empregabilidade e Carreira, com a sessão: “As redes sociais na procura de emprego”:

Também em 2017, a Faculdade de Ciências da U.Porto voltou a convidar-me para ministrar uma nova formação Linkedin, na 1ª edição da Feira de Emprego da FCUP: