Linkedin Company

A partir de setembro de 2014 assumi a gestão da Página Corporativa da U.Porto no Linkedin. Esta página tem-se constituído como um elemento muito importante para a gestão da notoriedade da presença da U.Porto na plataforma Linkedin. Inicialmente esta página estava fortemente associada às componentes de corporate branding  e de employer brand da instituição. Desta forma, os conteúdos que eram partilhados nesta página veículavam sobretudo os valores da marca U.Porto associados a estas componentes.

No entanto, a partir do final do ano de 2016, a plataforma Linkedin procedeu à fusão das páginas Universitárias e das Páginas Corporativas. Desta forma, os seguidores da anterior página Universitária da U.Porto foram incorporados nesta página corporativa.

COMPARAÇÃO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES SEMELHANTES:

Uma das melhores formas de percebermos como esta página da U.Porto no Linkedin é relevante, diferenciadora e inovadora, passa por analisarmos as outras instituições relevantes que também marcam presença nesta plataforma. Eis as instituições de ensino superior portuguesas que também marcam uma presença relevante nesta plataforma:

  • 1º lugar: IST: 51.751 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 79%.
  • 2º lugar: U.Porto: 50.596 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 59%
  • 3º lugar: U.Coimbra: 50.802 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 84%
  • 4º lugar: U.Lisboa: 46.397 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 72%
  • 5º lugar: U.Minho: 46.267 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 84%
  • 6º lugar: U.Nova de Lisboa: 45.929 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 82%
  • 7º lugar: U.Aveiro: 40.746 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 64%
  • 8º lugar: FEUP: 30.650 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 89%.

(Última atualização: março 2017)

Neste ranking podemos verificar que a página da U.Porto no Linkedin é a que suscita mais interesse ao público em geral que não apenas aos seus antigos estudantes. Para além da sua posição cimeira ao nível das outras instituições de ensino superior em Portugal, conseguiu alargar a sua base de audiência muito para além dos seus antigos estudantes. Este aspeto mostra a sua competitividade nacional e aposta sistemática em conteúdos diferenciadores.

Contorno de obstáculos:

Esta presença institucional da U.Porto tem crescido de forma muito significativa, conseguindo colmatar vários obstáculos estruturais neste percurso:

  • Este trabalho nesta página institucional da U.Porto foi apenas iniciado em 2014 quando já existia um trabalho precedente de muitos anos por parte de outras Universidades e Faculdades na aposta estratégica na utilização da plataforma Linkedin.
  • Várias faculdades da U.Porto têm páginas Linkedin próprias (o que limita o crescimento da página da U.Porto);
  • A natureza dispersa e fraccionária da U.Porto (ao contrário de outras Universidades nacionais) não fomenta a identificação para com a instituição “Universidade do Porto” mas apenas para com a escola ou Faculdade respetiva. Trata-se de um aspeto muito relevante na gestão desta plataforma digital.