Linkedin Company & Education

A partir de setembro de 2014 assumi a gestão da Página Corporativa da U.Porto no Linkedin. Esta página constituiu-se como um elemento muito importante para a gestão da notoriedade da presença da U.Porto na plataforma Linkedin. Inicialmente esta página estava fortemente associada às componentes de corporate branding  e de employer brand da instituição. Desta forma, os conteúdos que eram partilhados nesta página veículavam sobretudo os valores da marca U.Porto associados a estas componentes.

(Clique na imagem para ver a evolução temporal)

No entanto, a partir de meados do ano de 2016, a plataforma Linkedin procedeu à fusão das páginas Universitárias e das Páginas Corporativas. Desta forma, os seguidores da anterior página Universitária da U.Porto foram incorporados nesta página corporativa.

Rumo à liderança

Mesmo após esta fusão, a página da U.Porto oscilava entre a 3ª e 4ª posição no ranking das páginas de instituições de ensino superior em Portugal. No entanto, através de uma cuidada gestão desta página, da implementação de um conjunto de boas práticas e de uma inovação constante na sua aplicação, a chegada da U.Porto ao 1º lugar deste ranking do Linkedin aconteceu em maio de 2017. Com este triunfo no Linkedin a U.Porto conseguiu posicionar-se como a líder absoluta das redes sociais em Portugal.

COMPARAÇÃO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES SEMELHANTES:

Uma das melhores formas de percebermos como esta página da U.Porto no Linkedin é relevante, diferenciadora e inovadora, passa por analisarmos as outras instituições relevantes que também marcam presença nesta plataforma.  Eis as instituições de ensino superior portuguesas que também marcam uma presença relevante nesta plataforma:

  • 1º lugar: U.Porto: 57.682 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 57%
  • 2º lugarIST: 55.971 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 79%.
  • 3º lugar: U.Coimbra: 55.164 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 81%
  • 4º lugar: U.Minho: 50.832 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 80%
  • 5º lugar: U.Lisboa: 50.589 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 71%
  • 6º lugar: U.Nova de Lisboa: 48.539 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 80%
  • 7º lugar: U.Aveiro: 43.569 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 63%
  • 8º lugar: FEUP: 32.741 seguidores com um rácio de seguidores ALUMNI de 85%.

(Última atualização: outubro 2017)

Neste ranking do Linkedin podemos verificar que a página da U.Porto no Linkedin é a que suscita mais interesse ao público em geral que não apenas aos seus antigos estudantes. Para além da sua posição cimeira ao nível das outras instituições de ensino superior em Portugal, conseguiu alargar a sua base de audiência muito para além dos seus antigos estudantes. Este aspeto mostra a sua competitividade nacional e aposta sistemática em conteúdos diferenciadores.

Contorno de obstáculos:

Esta presença institucional da U.Porto tem crescido de forma muito significativa, conseguindo colmatar vários obstáculos estruturais neste percurso:

  • Este trabalho nesta página institucional da U.Porto foi apenas iniciado em 2014 quando já existia um trabalho precedente de muitos anos por parte de outras Universidades e Faculdades na aposta estratégica na utilização da plataforma Linkedin.
  • Várias faculdades da U.Porto têm páginas Linkedin próprias (o que limita o crescimento da página da U.Porto);
  • A natureza dispersa e fraccionária da U.Porto (ao contrário de outras Universidades nacionais) não fomenta a identificação para com a instituição “Universidade do Porto” mas apenas para com a escola ou Faculdade respetiva. Trata-se de um aspeto muito relevante na gestão desta plataforma digital.
  • Não há qualquer investimento comercial por parte da U.Porto nos vários conteúdos que são colocados nesta página. O crescimento resulta exclusivamente de conteúdos orgânicos.
Anúncios