Twitter U.Porto

A partir de setembro de 2014 dou início à minha contribuição para a gestão da presença da U.Porto na rede social Twitter, nomeadamente com a gestão diária desta plataforma, procurando aplicar as melhores práticas e técnicas de utilização desta ferramenta. Este trabalho permitiu ajudar a consolidar a liderança da U.Porto nesta plataforma com um crescimento exponencial de cerca de 16.000 seguidores apenas nos primeiros 9 meses de gestão, representando imediatamente cerca de 53% do total de seguidores desta plataforma à data.

(Clique na imagem para ver em pormenor a evolução temporal.)

A presença da U.Porto nesta rede social data do ano de 2009. No entanto, o aumento de atividade diária decorre sobretudo a partir de setembro de 2014, contribuindo decisivamente para o crescimento exponencial recente.| Fonte: TweetStats.com

A minha contribuição na gestão desta plataforma concretizou-se, sobretudo, na aplicação de algumas técnicas e boas práticas que não estavam a ser implementadas até esse momento. Como por exemplo:

  • Aumentar frequência diária de publicação;
  • Integrar conteúdos de outras redes sociais da U.Porto;
  • Aumentar a presença da imagem fotográfica e vídeo;
  • Interagir com os seguidores e responder a solicitações (Exemplo 1Exemplo 2; Exemplo 3; Exemplo 4, Exemplo 5);
  • Contenção de potenciais crises de reputação (Exemplo);
  • Utilização de hastags apropriadas;
  • Envolver líderes de opinião e stakeholders importantes desta plataforma.
  • Responder a todas as mensagens privadas ( helpdesk) para esclarecimento das dúvidas dos utilizadores.
  • Iniciar, completar e manter o importante processo de certificação/verificação da conta institucional da U.Porto:

Este processo de certificação da conta da U.Porto no Twitter foi muito importante porque permitiu atribuir um valor de certificação emitido pelo Twitter, permitiu incutir uma política de responsabilidade e estabilidade na sua gestão, permitiu aceder a um conjunto adicional de funcionalidades estatísticas, permitiu criar um sinal de confiança na comunidade do Twitter, permitiu incluir medidas adicionais de segurança da conta, permitiu aumentar a prevenção de roubos de identidade, permitiu criar condições para processos de certificação em outras plataformas digitais da U.Porto, permitiu à rede da U.Porto aumentar a sua influência digital (Influencer marketing), contribui para o aumento de seguidores da conta da U.Porto e contribui para um melhoramento da reputação enquanto autoridade digital do sector de actividade em questão (ensino superior).

Helpdesk

Inerente à presença nesta rede social está também a existência de um inevitável serviço de helpdesk que deve ocorrer por via da existência das mensagens diretas que são colocadas pelos seguidores da página da U.Porto. Por isso, fui também responsável por este tipo de atendimento e pela respetiva orientação às questões colocadas, como está explícito no exemplo abaixo:

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