Twitter U.Porto

A partir de setembro de 2014 dou início à minha contribuição para a gestão da presença da U.Porto na rede social Twitter, nomeadamente com a gestão diária desta plataforma, procurando aplicar as melhores práticas e técnicas de utilização desta ferramenta. Este trabalho permitiu ajudar a consolidar a liderança da U.Porto nesta plataforma com um crescimento exponencial de cerca de 16.000 seguidores apenas nos primeiros 9 meses de gestão, representando imediatamente cerca de 53% do total de seguidores desta plataforma.

A presença da U.Porto nesta rede social data do ano de 2009. No entanto, o aumento de atividade diária decorre sobretudo a partir de setembro de 2014, contribuindo decisivamente para o crescimento exponencial recente.| Fonte: TweetStats.com

A minha contribuição na gestão desta plataforma concretizou-se, sobretudo, na aplicação de algumas técnicas e boas práticas que não estavam a ser implementadas até esse momento. Como por exemplo:

  • Aumentar frequência diária de publicação;
  • Integrar conteúdos de outras redes sociais da U.Porto;
  • Aumentar a presença da imagem fotográfica e vídeo;
  • Interagir com os seguidores e responder a solicitações (Exemplo 1Exemplo 2; Exemplo 3; Exemplo 4, Exemplo 5);
  • Contenção de potenciais crises de reputação (Exemplo);
  • Utilização de hastags apropriadas;
  • Envolver líderes de opinião e stakeholders importantes desta plataforma.
  • Iniciar, completar e manter o importante processo de certificação/verificação da conta institucional da U.Porto:

Este processo de certificação da conta da U.Porto no Twitter foi muito importante porque permitiu atribuir um valor de certificação emitido pelo Twitter, permitiu incutir uma política de responsabilidade e estabilidade na sua gestão, permitiu aceder a um conjunto adicional de funcionalidades estatísticas, permitiu criar um sinal de confiança na comunidade do Twitter, permitiu incluir medidas adicionais de segurança da conta, permitiu aumentar a prevenção de roubos de identidade, permitiu criar condições para processos de certificação em outras plataformas digitais da U.Porto, permitiu à rede da U.Porto aumentar a sua influência digital (Influencer marketing), contribui para o aumento de seguidores da conta da U.Porto e contribui para um melhoramento da reputação enquanto autoridade digital do sector de actividade em questão (ensino superior).